top of page

Neuromarketing do tiktok


A MediaScience®, uma empresa líder em pesquisa de neuromarketing, realizou recentemente um estudo em parceria com a equipe de Marketing Science da TikTok. O objetivo? Compreender como os usuários interagem com anúncios e conteúdo na plataforma. O estudo utilizou tecnologias de rastreamento ocular, monitoramento de frequência cardíaca e tecnologia de resposta galvânica da pele (GSR) para fornecer uma abordagem abrangente ao impacto da publicidade nos consumidores.


O estudo foi realizado com 343 participantes nos Estados Unidos, todos com idades entre 18 e 45 anos. Cada participante navegou por uma experiência no TikTok ou em uma das três plataformas concorrentes, no seu próprio ritmo, sendo cada experiência composta por oito anúncios de teste. Os participantes tinham a liberdade de pular anúncios e conteúdo como normalmente fariam.


Descobertas Principais

As descobertas deste estudo foram notáveis e trouxeram à luz o imenso poder e potencial de impacto que a plataforma TikTok oferece aos anunciantes. Aqui estão as principais observações:


Anúncios no TikTok: Atraentes e Memoráveis

Contrariando a norma de que a lembrança de um anúncio aumenta com o tempo de exibição, o estudo constatou que os anúncios no TikTok são altamente memoráveis, mesmo quando vistos por curtos períodos. Um anúncio na tela por seis segundos ou menos entregou 38% do recall, em comparação com anúncios visualizados por 20 segundos ou mais.


Atenção e Engajamento são Capturados desde o Início

A página "For You" do TikTok consistentemente direciona o engajamento tanto para o conteúdo quanto para os anúncios. Independentemente de quanto tempo um anúncio permanece na tela, o TikTok captura a atenção e o envolvimento fisiológico nos primeiros segundos.


Melhor Lembrança da Marca em Comparação com Outras Plataformas Sociais

Líderes

Mesmo em um formato pulável, as marcas no TikTok são mais memoráveis do que em outras plataformas. As métricas de atenção visual e cognitiva foram semelhantes entre as plataformas, indicando que os anúncios tiveram uma oportunidade semelhante de serem processados em cada plataforma.


Percepção Mais Positiva da Marca com Anúncios no TikTok

Os benefícios dos anúncios no TikTok não se limitam ao engajamento e à lembrança da marca. As marcas que anunciam no TikTok também tiveram uma percepção de marca mais forte e seus anúncios eram mais agradáveis do que em outras plataformas.


Implicações para as Empresas

Com base nessas descobertas, as empresas são incentivadas a considerar o TikTok como uma plataforma para publicidade. A TikTok for Business afirma frequentemente: "Não faça anúncios. Faça TikToks". As empresas que criam conteúdo que parece nativo para a plataforma são recompensadas com maior atenção e engajamento.

A grande lição aqui é que o TikTok é uma plataforma única que oferece uma maneira única de engajar e conectar-se com o público. As marcas que podem aproveitar esta oportunidade têm o potencial de ver um grande retorno do seu investimento.

8 visualizações0 comentário
IMG_7189.JPG

Dayane Iglesias

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Marketing, comunicação corporativa e Marketing digital.

Graduada em Propaganda e Marketing, Pós-graduada em Administração de Marketing com Especialização em Gerência de Projeto PMI, Habilidades Gerenciais e MBA em Gestão Empresarial
Tive a oportunidade de trabalhar com mais de 50 marcas e diferentes plataformas: mobile, tablets, outdoor, tv, rádio, revistas, jornais e Internet, para empresas de todos os portes.

Linkedin: www.linkedin.com/in/DayaneIglesias

bottom of page