O que é Lançamento Semente?


Ele é ideal para quem ainda está na fase da ideia de produto digital, sem ter ele finalizado, mas quer entender se aquela ideia de produto tem público.


Isso porque ele tem a grande vantagem de permitir a venda de um produto que ainda nem existe de fato.


Claro que você precisa avisar os compradores disso, mas é também um ótimo incentivo para os infoprodutores colocarem a mão na massa e depois, com as vendas feitas, criarem o produto de fato.


Afinal, se vendeu, agora tem que entregar.


A partir do lançamento semente, o infoprodutor consegue entender se a sua ideia tem boa receptividade pela audiência e se é rentável.


Se identificar que o produto tem falhas, ele não fica no prejuízo e pode adaptar o produto ao que a audiência realmente deseja e ter muito mais sucesso de vendas no futuro.


Vantagens do lançamento Semente:

Geração de uma lista de leads


Leads (contatos) são extremamente importantes para qualquer negócio, pois eles podem se tornar clientes.


No Lançamento semente, o engajamento do público é um dos pontos chave da estratégia.


Para mostrar pro seu público que você realmente tem a solução para uma dor dele, você precisa construir uma relação com essas pessoas.


E assim você aumenta sua base de leads.


Público mais engajado


Para construir essa relação citada acima com o seu público, você precisa nutrir essa galera com conteúdo de valor.


Assim, elas vão começar a te ver como uma referência no assunto.


Além disso, por já te conhecerem, a chance de se interessarem pela sua oferta e pagarem pelo seu produto é muito maior.


Mercado educado


Esse tipo de lançamento serve para que você eduque as pessoas e aponte dores que na maioria das vezes elas nem sabiam que tinham ou não sabiam dizer o que era.


E isso ajuda tanto quem consome o seu conteúdo como você!


Desta forma, na hora de realmente vender o seu produto, você terá um público mais consciente e mais propenso a comprar, pois ele já entende as vantagens que pode ter ao consumir o que você criou.


Aumenta a sua Autoridade


Através do Semente, você começa a mostrar pro seu público que você sabe do que está falando.


Dessa forma, as pessoas começam a associar o seu assunto a você.


Isso faz com que elas te vejam como uma referência, lembrem do seu nome e te procurem sempre que pensarem nesse assunto.


Como fazer um Lançamento Semente?

Prepare a audiência


Crie conteúdos e divulgue nas redes sociais. Se já tiver uma lista de contatos, envie também esses conteúdos por e-mail através de newsletters ou mesmo textos de Blog.


O principal objetivo aqui é se comunicar com a sua audiência, divulgar a sua ideia e criar um relacionamento com essas pessoas, que podem se tornar suas clientes depois.


Nesse momento você também pode criar enquetes e pesquisas e pedir pra sua audiência responder, o que ajuda muito na validação da sua ideia e a entender o que seu público quer.


Crie uma lista de pré-lançamento


Uma dúvida muito comum é: Ok, mas como vou criar uma lista de interessados?


Simples.


Após nutrir bastante sua audiência com conteúdo de valor, faça uma landing page bem atrativa sobre o seu evento e divulgue muito, para ter o maior número possível de inscritos.


Essa será a sua base de contatos pro lançamento.


Com os contatos em mãos você vai poder manter essa relação de proximidade com eles até a data do lançamento.


Uma dica boa para que mais pessoas se interessem é oferecer algo em troca da inscrição como um ebook, uma planilha, uma aula… algo que seja relacionado ao seu produto e que a pessoa já pode começar a consumir na hora.


Crie o produto para o lançamento


Após o feedback colhido durante a fase de engajamento, agora você tem dados suficientes para iniciar a criação do seu produto.


Lembrando que ele não precisa estra finalizado., mas ao menos a ideia, o formato, os tópicos que serão abordados, o preço e as formas de pagamento você precisa definir.


O bom aqui é que as pessoas já estarão interessadas no seu produto.


Portanto, quanto mais você caprichar, melhor.


Convide o público para o lançamento


E finalmente, a hora mais esperada.


Agende uma data e um horário e convide as pessoas para o seu evento de lançamento.


No caso do Semente, geralmente se faz um Webinário que é ao vivo, para ter mais contato com o público.


Nesse webinário você deve entregar um conteúdo de muito valor pra sua audiência e dar mais detalhes sobre o seu produto e sua oferta.


Para quem se inscreveu é interessante oferecer algo exclusivo como desconto na compra, condições especiais de pagamento ou brindes


Isso ajuda a ativar o senso de urgência e despertar ainda mais o interesse do público.


Analise os resultados


Mesmo que você já tenha o produto pronto no lançamento, depois que ele acaba não quer dizer que o trabalho acabou.


Agora é hora de analisar todas as métricas pra saber o que deu certo e o que pode melhorar.


Pedir feedback dos clientes e também de quem não comprou é interessante pra entender melhor os seus resultados e aprimorar para os próximos.


Fonte: souhardcore

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