O que é Lançamento Semente?

Ele é ideal para quem ainda está na fase da ideia de produto digital, sem ter ele finalizado, mas quer entender se aquela ideia de produto tem público.
Isso porque ele tem a grande vantagem de permitir a venda de um produto que ainda nem existe de fato.
Claro que você precisa avisar os compradores disso, mas é também um ótimo incentivo para os infoprodutores colocarem a mão na massa e depois, com as vendas feitas, criarem o produto de fato.
Afinal, se vendeu, agora tem que entregar.
A partir do lançamento semente, o infoprodutor consegue entender se a sua ideia tem boa receptividade pela audiência e se é rentável.
Se identificar que o produto tem falhas, ele não fica no prejuízo e pode adaptar o produto ao que a audiência realmente deseja e ter muito mais sucesso de vendas no futuro.
Vantagens do lançamento Semente:
Geração de uma lista de leads
Leads (contatos) são extremamente importantes para qualquer negócio, pois eles podem se tornar clientes.
No Lançamento semente, o engajamento do público é um dos pontos chave da estratégia.
Para mostrar pro seu público que você realmente tem a solução para uma dor dele, você precisa construir uma relação com essas pessoas.
E assim você aumenta sua base de leads.
Público mais engajado
Para construir essa relação citada acima com o seu público, você precisa nutrir essa galera com conteúdo de valor.
Assim, elas vão começar a te ver como uma referência no assunto.
Além disso, por já te conhecerem, a chance de se interessarem pela sua oferta e pagarem pelo seu produto é muito maior.
Mercado educado
Esse tipo de lançamento serve para que você eduque as pessoas e aponte dores que na maioria das vezes elas nem sabiam que tinham ou não sabiam dizer o que era.
E isso ajuda tanto quem consome o seu conteúdo como você!
Desta forma, na hora de realmente vender o seu produto, você terá um público mais consciente e mais propenso a comprar, pois ele já entende as vantagens que pode ter ao consumir o que você criou.
Aumenta a sua Autoridade
Através do Semente, você começa a mostrar pro seu público que você sabe do que está falando.
Dessa forma, as pessoas começam a associar o seu assunto a você.
Isso faz com que elas te vejam como uma referência, lembrem do seu nome e te procurem sempre que pensarem nesse assunto.
Como fazer um Lançamento Semente?
Prepare a audiência
Crie conteúdos e divulgue nas redes sociais. Se já tiver uma lista de contatos, envie também esses conteúdos por e-mail através de newsletters ou mesmo textos de Blog.
O principal objetivo aqui é se comunicar com a sua audiência, divulgar a sua ideia e criar um relacionamento com essas pessoas, que podem se tornar suas clientes depois.
Nesse momento você também pode criar enquetes e pesquisas e pedir pra sua audiência responder, o que ajuda muito na validação da sua ideia e a entender o que seu público quer.
Crie uma lista de pré-lançamento
Uma dúvida muito comum é: Ok, mas como vou criar uma lista de interessados?
Simples.
Após nutrir bastante sua audiência com conteúdo de valor, faça uma landing page bem atrativa sobre o seu evento e divulgue muito, para ter o maior número possível de inscritos.
Essa será a sua base de contatos pro lançamento.
Com os contatos em mãos você vai poder manter essa relação de proximidade com eles até a data do lançamento.
Uma dica boa para que mais pessoas se interessem é oferecer algo em troca da inscrição como um ebook, uma planilha, uma aula… algo que seja relacionado ao seu produto e que a pessoa já pode começar a consumir na hora.
Crie o produto para o lançamento
Após o feedback colhido durante a fase de engajamento, agora você tem dados suficientes para iniciar a criação do seu produto.
Lembrando que ele não precisa estra finalizado., mas ao menos a ideia, o formato, os tópicos que serão abordados, o preço e as formas de pagamento você precisa definir.
O bom aqui é que as pessoas já estarão interessadas no seu produto.
Portanto, quanto mais você caprichar, melhor.
Convide o público para o lançamento
E finalmente, a hora mais esperada.
Agende uma data e um horário e convide as pessoas para o seu evento de lançamento.
No caso do Semente, geralmente se faz um Webinário que é ao vivo, para ter mais contato com o público.
Nesse webinário você deve entregar um conteúdo de muito valor pra sua audiência e dar mais detalhes sobre o seu produto e sua oferta.
Para quem se inscreveu é interessante oferecer algo exclusivo como desconto na compra, condições especiais de pagamento ou brindes
Isso ajuda a ativar o senso de urgência e despertar ainda mais o interesse do público.
Analise os resultados
Mesmo que você já tenha o produto pronto no lançamento, depois que ele acaba não quer dizer que o trabalho acabou.
Agora é hora de analisar todas as métricas pra saber o que deu certo e o que pode melhorar.
Pedir feedback dos clientes e também de quem não comprou é interessante pra entender melhor os seus resultados e aprimorar para os próximos.
Fonte: souhardcore